quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A importância do compromisso com a qualidade!



Gostaria nesse ultimo dia do ano poder falar um pouco sobre um dos aspectos principais do ramo da Gastronomia; Qualidade!
Pesquisando ontem alguns sites, me deparei com essas belas fotos de decoração em cappucinos, que na Itália é chamado de Latte Arte, esses desenhos feitos por baristas na superfície de qualquer bebida á base de café expresso e espuma de leite.
Sempre debato com meus cozinheiros um dos principios mais importantes de nosso trabalho.
O bom cozinheiro vai sempre ter em mente que existem dois momentos muito importantes na experiência Gastronômica de quem prestigia o estabelecimento: A primeira e a última impressão!


Quando qualquer pessoa sai para se alimentar, seja a negócio ou a lazer, uma coisa é quase certa: Essa pessoa está com fome (na maioria das vezes)!! E ao sentir fome, nos remetemos aos instintos mais básicos de nossa existência, onde estamos sensíveis e prontos para termos nossa necessidade satisfeita. Resumo: obviamente não vou nem comentar que todos os pratos tem de ser preparados da forma correta tecnicamente, porém o amuse bouche, aquela pequena preparação pequena mas de sabor acentuado que é oferecido quando a pessoa chega, deve surpreender, causar prazer e principalmente, mandar a mensagem implicita de que a refeição vai ser maravilhosa e o mesmo acontece com o café, que representa a última impressão, aquela que vai com a pessoa, a lembrança final de que foi bem servido e deixa na boca aquela vontade de querer mais, de querer voltar e principalmente, contar para outras pessoas como foi bom comer ali!!!!
Ora, o barista pode optar por simplesmente fazer um cappuccino, ou fazer O CAPPUCCINO....
aquele que vai fazer toda a diferença, que sai do lugar comum e surpreende.



Desejo a todos os leitores um ótimo 2010 com bastante saúde, paz e comprometimento com tudo o que se fizer, para realmente ser diferente, ser melhor, ser destaque em qualquer que seja a atividade que se propõe a exercer!!

Um comentário:

  1. Chef, estou adorando o blog! Está cada vez melhor! Mais interessante! Congrats! Keep up w/ the good work! Adorei esse tópico, Qualidade! Tbm trabalho em um hotel de luxo e baseio minha carreira nessa palavrinha mágica. Ai! Mas aqui no RJ é um sufoco... parece que não faz parte do vocabulário da nossa cidade...Me dá vontatde de chorar... Deixo aqui meu protesto! As pessoas não estão na hotelaria pq gostam, mas sim pq é o emprego q elas conseguiram... Hoteleiro que é hoteleiro sabe que não tem fim de semana, feriado ou dia santo. A gente trabalha pra ter folga! E tem muito neguinho que no reveillon falta e "que se dane a operação..."Resultado: pedidos de Room Service sendo entregues em 1h30min. Vcs imaginam o q é isso pra um htl de luxo, com menos de 400 aptos e 10 garçons (acreditem, 10!!! número recorde para um RS). Isso não é serviço! Nem no boteco da esquina demorava tanto... Eu não tinha mais desculpas pra dar aos hóspedes! E tudo pq? Péssima qualidade da nossa mão de obra! Gente que não quer trabalhar no fim de ano! Só isso... Putz, meu irmão, só te digo uma coisa: não tá satisfeito, mete o pé! A porta da rua é serventia da casa! Tá assim de gente querendo o teu lugar... Agora vcs me digam se eu posso falar de qualidade trabalhando com gente assim??? E o pior é que essa é a nossa realidade, salvo preciosas excessões! Isso me revolta muito!!! Bom, isto posto, deixo o meu forte abraço a todos c/ votos de um 2010 muito melhor pra nós da hotelaria, especialmente de A&B... PS: Adorei, particularmente, postagem de hoje com as fotos pq AMO café!!!

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