sábado, 26 de dezembro de 2009

Culinária Molecular faz mais uma Vítima..


Um cozinheiro Alemão perdeu as duas mãos em uma explosão ao tentar produzir um prato seguindo a linha da Culinária Molecular em uma escola de Gastronomia.
O pobre rapaz estava usando Nitrogenio Liquido quando de repente houvea a explosão que imediatamente arrancou uma das mãos e a outra ficou tão danificada que teve que ser amputada.
Ainda acredito na culinária Tradicional, onde sabores e texturas são obtidos através de ingredientes naturais e suas reações. O cozinheiro acima descrito estava na realidade tentando impressionar a namorada e o acidente aconteceu!!!
Contudo, a Gastronomia Molecular pode ajudar e muito a entender o comportamento dos alimentos e fazer deles melhor uso; não sou contra, muito pelo contrário, mas é preciso muito cuidado e conhecimento de causa para primeiro, não causar infecção alimentar em quem consome e segundo, para evitar acidentes como o rapaz acima descrito.
O mais interessante dessa vertente da culinária, é que quando se vai a restaurantes tipo The Fat Duck por exemplo, não se quer saber do valor nutritivo dos pratos ou para matar a fome. Quem procura esse tipo de estabelecimento, vai a procura de um espetáculo, um show, tal qual quando se vai a uma exposição ou ao teatro. Portanto novatos, não seria de bom grado ter em cardápio tal opção em um restaurante comum, do dia a dia para não confundir o cliente habitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário