terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Uma pequena introdução sobre o tema....

O que me inspirou a ter um Blog foi uma leitura maravilhosa e inspiradora no Blog de Luciana Fróes:

A palavra de dois chefs veteranos
Reproduzo a mensagem que dois chefs renomados e veteranos me mandaram comentando o post que escrevi sobre chefs novatos. As fotos são londrinas, uma tarde deslumbrante pelo Hyde Park O primeiro e-mail é da Maria Victoria, do Montagu "Tenho visto alunos de faculdades de gastronomia com a palavra chef bordada antes do nome em seus jalecos branquinhos, sem mancha alguma, exibindo mãos sem calos e cicatrizes de queimaduras e cortes, fazendo pequenos estágios ou então fazendo aulas avulsas no Cordon Bleu de Paris. Como ser chef de uma cozinha aquele que não chorou baldes de lágrimas de cebola, que não teve as mãos cortadas por facas, ou dedos lacerados por espremer litros de limão, ou pinicados por centenas de milhares de cascas de camarão, ou não sentiu choques elétricos nos braços de tanto cortar e picar, e limpar peixes, carnes? Como ser chef sem ter noites mal dormidas por dores nas costas, pés doloridos, mãos ardendo? estou sendo dramática? Não. estou descrevendo o dia a dia de quem lutou para chegar ao comando de uma cozinha, onde tudo depende de sua decisão. Ainda parece dramático. Mas é a pura verdade. Há muitas promessas, porém talento é a soma de muito trabalho com uma pitadinha de gênio."

Excelente o tópico para iniciarmos um debate supimpa sobre esse tema fascinante que está atrelado diretamente á mídia, ao sucesso, á visibilidade fácil; basta ter um diploma, muitos pensam. Que os aspirantes a Cozinheiros (claro, pois como dirá abaixo em seu texto o mestre Renato Freire, somos todos cozinheiros, alguns estão Chefs) se inspirem na medicina (isso mesmo!!) com todos os anos de estudo, residencias em hospitais por anos nos piores turnos para aí sim, poderem afirmar SOU MÉDICO!! Para mim, tornar-me cozinheiro em 1982 não poderia ter sido por nenhum outro motivo a não ser paixão pois naquela época, a moda era ser engenheiro civil, dentista ou arquiteto! Tudo bem, fui ajudado por ter saído prematuramente do Brasil para aqui retornar 20 anos depois e encontrar essa avalanche de mídia por sobre quem produz c
omida!! Ótimo prá mim......rsrsrs; seriamente falando, isso impulsionou uma verdadeira massa de jovens (o que é louvável) a querer ingressar na profissão, porém sem ter a noção da real dose de dedicação (dificil no Rio de Janeiro, admito!! Com esse sol, essa praia, esses agitos, quem vai querer ´dobrar´em qualquer sábado de Fevereiro?). Leiam o próximo texte, de Renato Freire:

"Acabo de ler seu post onde você comenta a matéria do próprio jornal O Globo, sobre os dois irmãos que em pouco tempo ser tornaram chef e sommelier de duas badaladas casas da cidade. Ela é um retrato da desinformação que existe nesta área.Não contesto a capacidade deles, afinal não os conheço, mas as idades deles gera desconfiança, afinal para estar num cargo de chefia eles precisam de uma experiência que não se pode adquirir do dia para noite. Na gastronomia o conhecimento vem através de muitos estudos e principalmente pelo desenvolvimento de uma grande memória gustativa, que exige muita experimentação, afinal para conhecer bem de comida a pessoa tem que ter comido muito, ter degustados os mais diferentes ingredientes e pratos, dos mais simples aos mais sofisticados, dos mais baratos aos mais caros, isso ninguem consegue apenas tendo ido a escola ou lendo livros de culinária. Atualmente com todo o modismo voltado para a gastronomia, coisas como estas acontecem com frequência.Uma vez que esta farta exposição na mídia acaba por atrair uma legião de deslumbrados, muitos deles depois de concluirem cursos voltados para o setor, ao invéns de irem trabalhar para ganhar experiência e aprofundar os conhecimentos que as escolas mostram de maneira superficial, eles, principalmente aqueles com maiores recursos financeiros, preferem contratar assessoria de imprensa e tentam buscar fama mesmo antes de fazerem qualquer coisa significativa.

Vale lembrar que esta overdose de chefs é por conta do preconceito que existe no Brasil pela palavra cozinheiro/a. Não querendo sair por ai distribuindo farpas, eu acho que parte da imprensa especializada tem uma parcela de culpa nisso, pois muitos ela não sabe destinguir a diferença entre um chef e um cozinheiro/confeiteiro. Chef ao contrario de que muitos acham, não é um cozinheiro/confeiteiro talentoso ou com grande experiência, Chef é o cozinheiro/confeiteiro que ocupa o cargo de chefia, ou seja, é aquele que comanda uma brigada de toda uma cozinha ou mesmo de áreas especificas, como no caso das grandes cozinhas repartidas em praças. Fora está situação, ele é um cozinheiro ou confeiteiro. Afinal chef não é ser, chef é estar, a profissão é de cozinheiro/a. Por isso que podemos ter grandes e talentosos cozinheiros/as que nunca serão chefs e termos bons chefs que não que nunca foram bons cozinheiros.
A profissão de cozinheiro/a exige muita capacidade de trabalho, muita dedicação e precisa que ser exercida com com grande paixão. Aqueles que realmente gostam do que fazem e nutrem amor pela profissão, não se importam,ou mesmo, gostam de ser chamados de cozinheiros, mas aqueles que estão na profissão em busca de notariedade se sentem totalmente desprezados caso não sejam tratados de chefs.
Não obstante um chef precisar de conhecer bem ingredientes e técnicas culinárias para poder desempenhar bem suas funções, ele também precisa ser um bom administrador e até mesmo um bom psicologo. O sucesso de um chef não está somente ligado à qualidade dos pratos que são servidos, mas também no bom desempenho econômico da casa onde ele trabalha, afinal o negocio só será sustentável se ele for lucrativo. Desta maneira, pode-se aguir a capacidade de um chef quando o restaurante onde ele trabalha tenha ido a bancarrota, não existe chef vitorioso de restaurante fechado. Como o sucesso econômico de um restaurante depe
nde da capacidade de um Chef, é por isso que para ser vitorioso um empreendimento sério irá buscar profissionais talentosos e experientes para comandar a cozinha. Caso existam outros interesses que possam passar por cima do risco de ter alguem sem experiência no comando de uma cozinha, nada impede que existam chefs como o perfil do jovem mostrado na matéria vinculada. Se ele realmente está chefiando a brigada ele é o chef, mas isso não é culpa dele. É assim, simples assim.
Finalmente, aproveito para lhe enviar meus parabéns pelo post, que foi muito oportuno e que serviu para mostrar bem a situação exdrúxula que vivemos. Acho que você poderia aproveitar a deixa e propor ao jornal ou à revista de domingo uma pauta sobre o assunto, mas para ser tratado de forma séria e com opinião de profissionais gabaritados.
Atenciosamente,
Renato Freire "

Fantástico texto tambem, que resume exatamente tudo aquilo que penso
sobre o assunto!! Já tive até uma dondoca formada que veio pedir estágio e ficou chocada quando lhe disse que deveria cortar suas enormes unhas vermelhas.........

O rapaz aí o lado foi o grande precurssor dessa febre!! O talentoso Jamie Oliver!
Mas vem de longa data trabalhando em cozinha e subiu a escadinha....Quem manda ser bonitão?




Nenhum comentário:

Postar um comentário