


Gostaria nesse ultimo dia do ano poder falar um pouco sobre um dos aspectos principais do ramo da Gastronomia; Qualidade!
Pesquisando ontem alguns sites, me deparei com essas belas fotos de decoração em cappucinos, que na Itália é chamado de Latte Arte, esses desenhos feitos por baristas na superfície de qualquer bebida á base de café expresso e espuma de leite.
Sempre debato com meus cozinheiros um dos principios mais importantes de nosso trabalho.
O bom cozinheiro vai sempre ter em mente que existem dois momentos muito importantes na experiência Gastronômica de quem prestigia o estabelecimento: A primeira e a última impressão!

Quando qualquer pessoa sai para se alimentar, seja a negócio ou a lazer, uma coisa é quase certa: Essa pessoa está com fome (na maioria das vezes)!! E ao sentir fome, nos remetemos aos instintos mais básicos de nossa existência, onde estamos sensíveis e prontos para termos nossa necessidade satisfeita. Resumo: obviamente não vou nem comentar que todos os pratos tem de ser preparados da forma correta tecnicamente, porém o amuse bouche, aquela pequena preparação pequena mas de sabor acentuado que é oferecido quando a pessoa chega, deve surpreender, causar prazer e principalmente, mandar a mensagem implicita de que a refeição vai ser maravilhosa e o mesmo acontece com o café, que representa a última impressão, aquela que vai com a pessoa, a lembrança final de que foi bem servido e deixa na boca aquela vontade de querer mais, de querer voltar e principalmente, contar para outras pessoas como foi bom comer ali!!!!
Ora, o barista pode optar por simplesmente fazer um cappuccino, ou fazer O CAPPUCCINO....
aquele que vai fazer toda a diferença, que sai do lugar comum e surpreende.

Desejo a todos os leitores um ótimo 2010 com bastante saúde, paz e comprometimento com tudo o que se fizer, para realmente ser diferente, ser melhor, ser destaque em qualquer que seja a atividade que se propõe a exercer!!